sexta-feira, 7 de maio de 2010

Zeferino Brazil em foco nas dependências do Delfos







Começa nesta segunda-feira (19) e permanece até o dia 30 de abril, a primeira exposição do ano de 2010, realizada pelo Espaço de Documentação e Memória Cultural (DELFOS). No saguão da Biblioteca Central Irmão José Otão está disponível, ao olhar dos acadêmicos, a mostra que celebra os 140 anos do nascimento de Zeferino Brazil e os cem anos de sua obra Torre de Marfim.


São objetos pessoais, publicações na imprensa, correspondências, documentos e fotografias. Quem entrar na Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul poderá conhecer a história e a produção literária do poeta, dramaturgo, cronista e jornalista.

Os pertences e resquícios da memória do escritor estão guardados e preservados no espaço Delfos. Diversos trabalhos de pesquisa são realizados com base nos documentos do Acervo. Entre eles destacam-se o estudo de correspondências e publicações na imprensa, além dos trabalhos de conclusão de curso de duas alunas de graduação da Faculdade de Letras.

A professora Regina Kahlrausch, coordenadora do Acervo desde 2007, ressalta a relevância da iniciativa para conquista de novos leitores: “No momento em que é feita a divulgação, as pessoas se integram à existência do poeta, que pouco aparece em livros didáticos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário